Você sabe a diferença entre nutrir, hidratar e reconstruir o cabelo?

Esses dias fui até a perfumaria comprar uma máscara de hidratação pro meu cabelo. Ao pedir ajuda para uma funcionária, ela me fez a seguinte pergunta: Você quer hidratar, nutrir ou reconstruir o cabelo?

Oi??? Tem todas essas opções??? Para mim, sempre foi questão de hidratação, de deixar o creme agir e pronto, esperar a mágica acontecer. Mas aí ela me explicou superficialmente a diferença e chegando em casa resolvi pesquisar um pouco mais.

Como cada cabelo é único, precisa de um tratamento diferente e cada máscara tem uma função específica. De modo geral, elas são divididas em três categorias: hidratação ( repõe a água nos fios), nutrição (repõe os lipídios) e  reconstrução (repõe as proteínas).  

Isso talvez explique por que as vezes você compra uma máscara super conceituada, indicada pela amiga que relata maravilhas do produto, mas no seu cabelo não faz o mínimo efeito.Eu mesma, já paguei caríssimo em uma máscara que deixou meu cabelo super pesado, e não usei nem a metade.Quando sua máscara nova não dá muito certo talvez seja porque ela é hidratante ,quando tudo que você precisa é de uma reconstrução.Devemos ficar atentas no que diz o rótulo, pois a grande maioria informa qual a finalidade do produto. 

Fiz essa colinha básica que pode ajudar:

  • Máscaras hidratantes – contém vitaminas, aloe vera, panthenol
  • Máscaras  nutritivas contém óleos essenciais, manteiga de Karité e/ou manteiga de cacau.
  • Máscaras reconstrutoras: comtém queratina, arginina, proteínas e colágeno.

E aí tem uma dica bacana para saber o que seu cabelo precisa, fazendo o teste da porosidade capilar: 

porosidade

Bom é isso, espero que também possa ajudar na escolha das máscaras.

Beijos

 

1
0
Diga o quanto você gostou disso!

Deixe uma resposta