E você já pensou em abolir o shampoo da sua rotina?

Já se imaginou lavar os cabelos sem usar shampoo? Vez ou outra isso até acontece, mas fazer disso um hábito pode soar um pouco estranho. Pelo menos para mim. Mas saiba que essa é uma técnica adotada por muitas mulheres, e como soube disso recentemente fiquei intrigada com isso e resolvi pesquisar mais sobre o assunto.

O fato é que o shampoo retira do nosso couro cabeludo muito mais do que a sujeira, pois alguns compostos presentes em sua formulação, retiram a oleosidade natural e lipídios do cabelo, tornando portanto os fios ressecados e danificados. Choquei. Eu que sempre associei a espuma como sinônimo de beleza, e achava que quanto mais espuma melhor, ao saber disso lembrei das aulas de Química e realmente faz todo sentido.

As técnicas conhecidas como No poo (“não shampoo”) ,quer dizer que não se usa shampoo nas lavagens e para a limpeza, as pessoas usam a técnica co-wash (que vem de conditioner wash), que é a lavagem com condicionador , já que os condicionadores possuem alguns agentes que já serviriam para limpar o cabelo.Mas o condicionador não pode ter nem petrolatos e nem silicones insolúveis.Já a técnica do Low-poo utiliza-se shampoos que não contenha sulfatos em sua formulação (basicamente temos que ler as fórmulas dos shampoos e verificar a composição).Nesta técnica você escolhe portanto, produtos que contenham Betaína cocamidopropyl e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo que  fazem o mesmo serviço que os sulfatos, hidratam e limpam os fios, sem agredi-los tanto.

Por tudo que li, resumindo fica assim: quem usa a técnica No-poo lava o cabelo com o condicionador e quem faz a técnica Low-poo, usa shampoo sem sulfatos fortes. São indicadas principalmente para pessoas de cabelos cacheados, mas podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelos. Para quem se interessou sobre o assunto e quer saber mais sobre essas técnicas tem listas completas na Internet de todos os ingredientes que podem e não podem ser usados nas duas técnicas.Quem faz uso das técnicas, garante que o cabelo fica tratado de verdade e que os benefícios são imensos. E você já tinha ouvido falar ou já faz uso dessas técnicas? Me conte. Beijos 

Imagem: Pinterest

 

1
0
Diga o quanto você gostou disso!

Deixe uma resposta